RadarBoxBrasil

Entre em contato com o Rotor Central.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Helicópteros na Zona Sul incomodam moradores e prejudicam animais em extinção

De um lado, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Do outro, o Cristo Redentor, eleito há quatro anos uma das sete maravilhas do mundo moderno. Pode-se dizer que residir em meio a duas das maiores atrações da cidade é motivo de satisfação, certo? Segundo os moradores da região, nem tanto. Eles travam uma intensa batalha contra a atividade de empresas que realizam passeios de helicópteros sobre o local. Alegam que o intenso fluxo de voos, que começa a partir das 7h, prejudica o sono e a realização de atividades cotidianas, como conversar ao telefone ou assistir televisão. Outra grande preocupação é a segurança.

Os aparelhos passariam muito perto dos prédios e das áreas de lazer, o que poderia provocar acidentes de grandes proporções.“O heliponto [que é administrado pela prefeitura] fica próximo ao Clube Piraquê e ao Parque dos Patins. É uma área com quiosques e quadras de futebol. Se um helicóptero cair ali, matará muita gente”, diz a presidente da Associação de Moradores da Fonte da Saudade e Adjacências (Amofonte), Ana Maria Campitelli Simas, que classifica como absurda a quantidade de aeronaves na Lagoa.“Há pouco tempo estive na casa de uma amiga na Epitácio Pessoa. Nos sentamos na varanda do apartamento e começamos a contar: em dez minutos foram mais de vinte aterrissagens”, relata.

O engenheiro Luiz de Oliveira, há 15 anos no bairro, reforça o sentimento de insegurança. Corredor de fim de semana, ele diz já ter presenciado, diversas vezes, frequentadores do parque próximos à área de aterrissagem.“A cancela que deveria bloquear a ciclovia quando helicópteros estão pousando ou decolando nem sempre funciona de maneira adequada. Já vi pessoas circulando no momento em que eles se aproximavam do solo. Além disso, por ser um espaço em que muitos passeiam com crianças, deveria receber uma atenção maior. Se uma sair correndo, o que será feito?", questiona.A Secretaria Municipal de Transportes garantiu que a estrutura de lazer e o horário de funcionamento do heliponto estão de acordo com as normas da Agência

Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão também negou problemas com as cancelas e informou que dois porteiros fazem a vigilância da área, mas que, apesar disso, pedestres insistem em invadir o local. Uma funcionária que não quis se identificar, porém, admitiu ao Jornal do Brasil que o equipamento já falhou diversas vezes. Ruído prejudica animais em extinção. No Jardim Botânico, o elevado número de queixas em relação ao barulho fez com que o presidente da associação de moradores do bairro, Alfredo Ferreira Piragibe Junior, contratasse uma advogada para entrar com um recurso no Ministério Público e tentar impedir os voos panorâmicos na região.“Eu, particularmente, sofro bastante com o problema, pois moro bem ao lado do Maciço da Tijuca [onde fica o morro do Corcovado]. Em alguns fins de semana chego a ouvir, literalmente, mais de cinquenta helicópteros passando sobre a minha cabeça. É insuportável”, desabafa Alfredo, que diz que o seu é apenas um entre muitos casos. "O trânsito de aves aqui é muito grande, não dá para descartar a possibilidade de um acidente. Isso é perigoso para os animais, que podem ser abatidos, e para os próprios ocupantes dos helicópteros", alerta.

Fonte: http://www.jb.com.br

3 comentários:

Dryan disse...

Esse povo adora reclamar! A aproximação de helicópteros para o pouso é feita pela Lagoa. As aeronaves não passam em cima das casas ou quiosques. Sem contar que se o Piloto avistar um transeunte na Superfície de Aproximação e Segurança, certamente vai arremeter. Cmte Hmartins

Rotor Central disse...

sempre haverá reclamações referente as rotativas, porém quando veem um pairado ou flare dizem que maravilha e se quer lembram do tal barulho que tanto reclamam.
Obrigado pelo comentário Dryan.

Anônimo disse...

Sempre tem um comunista sujo para se opor às pessoas de bem, que juntaram um patrimônio pelo trabalho e esforço, compraram seus apartamentos com dignidade e boa-fé e se vêem prejudicados por morarem num país de merda, que nunca planeja nada e sempre FODE a classe A e B. Mas, não é atoa que o PT é o que é...não tem um que não seja ladrão, são os verdadeiros representantes desses comunistas de merda espalhados pelo Brasil, que só fazem botar olho gordo no patrimônio alheio e não querem saber de trabalhar e ganhar o próprio dinheiro. No final das contas, eles continuam sendo os trapos, miseráveis que eles são e a gente continua tendo a nossa vida confortável...cada um tem o que merece!

Postar um comentário

FlightFeeder SBNF Navegantes

METEOROLOGIA