RadarBoxBrasil

Entre em contato com o Rotor Central.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Helicóptero do Brasil chega a reduto das Farc na selva colombiana

Um dos helicópteros do Exército brasileiro que participa das operações que devem resgatar cinco reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) até sexta-feira já chegou ao reduto da guerrilha na selva colombiana para buscar o primeiro resgatado, o vereador Marcos Vaquero.

"O helicóptero ainda não decolou para fazer a viagem de volta, mas chegou ao local", disse uma fonte próxima às operações às 11h locais (14h em Brasília).

Eitan Abramovich/AFP

Soldados brasileiros posam em frente ao helicóptero que deve resgatar cinco reféns das Farc até domingo

Soldados brasileiros posam em frente ao helicóptero que deve resgatar cinco reféns das Farc até domingo

Espera-se que o vereador chegue ao Aeroporto Vanguardia de Villavicencio, onde estão lhe aguardando sua mulher e seus filhos, nas primeiras horas da tarde desta quarta-feira.

Uma missão humanitária partiu nesta quarta-feira em um helicóptero brasileiro para a selva colombiana, na operação de resgate de cinco reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

A missão que realiza as operações inclui a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba e representantes da Cruz Vermelha.

"Já vamos por ele", disse Córdoba a jornalistas ainda no in'cio da tarde. Ela afirmou ainda que há "muitíssimas medidas de segurança e muitas garantias" para que a operação seja realizada com sucesso --entre elas a "excelente tripulação" de pilotos brasileiros. "Tudo bem", disse a ex-senadora, em português.

Eitan Abramovich/AFP

Helicóptero brasileiro no início da operação de resgate; ex-senadora colombiana participa da operação

Helicóptero brasileiro no início da operação de resgate; ex-senadora colombiana participa da operação

A ex-senadora prevê que o helicóptero esteja de volta às 14h locais (17h em Brasília) à Villavicencio, trazendo a bordo Vaquero, sequestrado em 28 de junho de 2009. Vaquero será deixado então na cidade de Florencia, capital do departamento (Estado) do Caquetá.

O outro helicóptero emprestado pelo Brasil permanecerá estacionado, por enquanto, no aeroporto.

OPERAÇÕES

Após o resgate do vereador, a missão humanitária liderada por Córdoba irá de novo à selva resgatar o vereador Armando Acuña, do município de Garzón, e o soldado da Marinha Henry López.

A última etapa da missão, no domingo, será a cidade de Ibagué, de onde os helicópteros brasileiros partirão para receber o major da polícia Guillermo Solórzano e o suboficial do Exército Salín Antonio Sanmiguel.

Nas três regiões, as Forças Armadas suspenderão suas operações durante 36 horas, incluindo os sobrevoos, de forma a cumprir um protocolo de segurança firmado com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Depois da libertação, a guerrilha manterá cerca de 15 militares como reféns. Córdoba, que teve o mandato cassado no ano passado por suspeita de ligação com a guerrilha, disse que os demais reféns poderão ser libertados até junho.

A negociação em torno deles gerou a expectativa de um processo de paz entre o governo e as Farc, mas o presidente Juan Manuel Santos já alertou que a devolução dos prisioneiros é apenas uma das exigências que o grupo armado teria de cumprir.

"Isso não basta. Os colombianos exigimos, demandamos a imediata libertação de todos os sequestrados. Para começar a pensar na possibilidade de diálogo são necessários fatos contundentes: renúncia ao terrorismo, ao sequestro, ao narcotráfico, à extorsão e à intimidação", disse Santos na segunda-feira à noite.

O Brasil, que no começo de 2009 e no ano passado participou da entrega de outros reféns, aceitou servir como facilitador com os helicópteros e as tripulações para receber três militares e dois políticos depois que a guerrilha aceitou as garantias de segurança oferecidas pelo governo.

Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

FlightFeeder SBNF Navegantes

METEOROLOGIA