RadarBoxBrasil

Entre em contato com o Rotor Central.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Helicóptero blindado da PM deve chegar nesta quinta-feira ao Rio

Aeronave vem dos Estados Unidos, mas depende de homologação da Anac

Divulgação PMERJ

Divulgação PMERJ

Protótipo do Bell Huey II, que será usado pela PM

A Polícia Militar pode receber ainda nesta quinta-feira (3) seu principal reforço para o combate ao crime no Rio. O helicóptero blindado Bell Huey II, adquirido pela secretaria de Segurança Pública por R$ 12 milhões, vem dos Estados Unidos, após mais de 50 horas de vôo.

A negociação para a compra acontece há pelo menos dois anos. A aeronave ficou pronta em dezembro e, em janeiro, quatro pilotos e três mecânicos do GAM (Grupamento Aero Marítimo) fizeram o treinamento com equipes da Bell, fabricante do helicóptero. Além de um piloto americano, dois pilotos da PM participam da vinda ao Rio.

A aeronave, no entanto, ainda não poderá ser usada, já que precisa de uma homologação feita pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Assim que chegar ao Rio, o blindado ficará em um hangar em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, onde passará por revisão por técnicos americanos.

Diferentemente do helicóptero Esquilo, usado pela PM, que é feito em fibra e tem capacidade para dois pilotos e quatro tripulantes, o Huey II é uma aeronave de guerra, cuja blindagem suporta tiros de fuzil calibre 7.62 e até de metralhadoras ponto 30, além de ter capacidade para transportar até 13 pessoas: dois pilotos e 11 tripulantes. Em operações em favelas, no entanto, o helicóptero vai atuar com oito tripulantes.

Com o Huey II, a PM pode fazer até operações à noite, já que terá equipamento de câmera com visão noturna e os pilotos também terão este tipo visão. A pintura, em cinza esverdeado, muda de acordo com o ângulo de visão. Além disso, haverá farol de busca e fast hope, uma corda em que o policial tem mais agilidade para descer do que o rapel, utilizando somente luvas especiais.

Usado no Iraque e Afeganistão

O Huey II não é exatamente uma novidade para a polícia do Rio de Janeiro. A Polícia Civil já possui uma aeronave desse modelo, chamada de Caveirão Voador. Com isso, os agentes puderam fazer uma espécie de consultoria para os militares, apontando os pontos ruins do helicópteros e sugerindo melhorias. A parte da frente da aeronave vai receber um reforço na blindagem e as proteções laterais serão mais versáteis, de colocação e retirada mais fáceis.

Fabricado nos Estados Unidos e usado pela Força Aérea e pelo Departamento de Estado americanos, o Huey II também é usado pela Polícia de Nova Iorque, Força Aérea, Exército e polícia nacional da Colômbia, Força Aérea Filipina e do Iraque, além de sobrevoar os céus do Afeganistão, Paquistão, Cazaquistão, República Dominicana, Argentina, Peru, num total de 150 aeronaves.

Fonte: http://noticias.r7.com

0 comentários:

Postar um comentário

FlightFeeder SBNF Navegantes

METEOROLOGIA