Rotaer Eletrônico

Entre em contato com o Rotor Central.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Go Air Informa : Meteorologia x Acidentes Aeronáuticos.

Exemplo de Esteira de Turbulência (wake)

A importância das condições meteorológicas para a segurança e a economia dos voos foram a tônica da palestra realizada no último dia 19, no Auditório da Go Air, com a presença em massa dos alunos, pilotos e demais profissionais dos ares. Ministrada pelo especialista em Meteorologia Aeronáutica, Prof. Dr. Edson Cabral, que também responde pela coordenação do curso superior em Aviação Civil da Universidade Anhembi-Morumbi, foram apresentados na ocasião números relacionados aos acidentes provocados pela ação do tempo atmosférico e os principais fenômenos que podem representar risco quando se está nos ares.

No período de 1943 a 2007, foram levantados do site da Aviation Safety Network 12.200 acidentes aeronáuticos em todo o mundo, sendo aproximadamente 23% deles ocasionados por fatores meteorológicos. Restrição de visibilidade devido a poeira, chuva, névoa; restrição de teto; formação de gelo; esteira de turbulência (Wake); relâmpago e granizo estão entre os fatores comprometedores da segurança. Atenção e estudo das condições atmosféricas nunca é demais e têm papel primordial quando o assunto é segurança de voo.

Helicópteros também geram esteira de turbulência. As esteiras mais intensas podem ocorrer quando o helicóptero está operando a baixas velocidades (20 a 50 nós).



Erupção do Vulcão Vesúvio

0 comentários:

Postar um comentário

Radar ADS-B localizado em Itajaí-Sc alcance raio de 320 Km

Radar ADS-B ModeSMixer2

METEOROLOGIA