Rotaer Eletrônico

Entre em contato com o Rotor Central.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Helicóptero do Corpo de Bombeiros se despedaça ao pousar no Pará

helicoptero despedacado thumb Helicóptero se despedaça ao pousar no Pará

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-1) está investigando um acidente envolvendo um helicóptero de resgate do Corpo de Bombeiros no Pará, que teria se despedaçado após pousar em um terreno irregular.

As causas teriam sido provocadas por uma ressonância, fenômeno que provoca forte vibração na aeronave até levar à sua destruição.

Segundo o tenente-coronel Maurício Teixeira, chefe do Seripa-1, a Aeronáutica recolheu as peças do helicóptero para tentar entender o que ocorreu.

“Não posso dizer que o fenômeno de ressonância é totalmente raro, mas não é frequente vermos isso acontecer. Ocorre quando a aeronave perde o balanceamento previsto, há um desequilíbrio das forças que atuam na aeronave em consequência da rotação dos rotores”, explica o oficial.

O piloto decidiu fazer o pouso porque sentiu “anormalidades e rotação alta”. O local onde o pouso ocorreu pode ser um dos fatores da ressonância, fazendo com que o ar empurrado para baixo voltasse com intensidade, provocando a forte vibração.

O helicóptero estava com manutenção em dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Radar ADS-B localizado em Itajaí-Sc alcance raio de 320 Km

Radar ADS-B ModeSMixer2

METEOROLOGIA