Rotaer Eletrônico

Entre em contato com o Rotor Central.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sagem e Aeroeletrônica vão projetar sistemas para o helicóptero Esquilo

image

A francesa Sagem e a Aeroeletrônica, controlada pelo grupo israelense Elbit, formalizam hoje um contrato de parceria para desenvolvimento conjunto de novas soluções em sistemas aviônicos, que serão usados na modernização do painel de instrumentos do helicóptero Esquilo AS350, da Helibras. A nova solução, segundo o vice-presidente da Helibras, Eduardo Mauad, poderá ser fornecida para toda a frota de 300 helicópteros AS350 em operação hoje no Brasil.

O primeiro contrato em potencial para os novos sistemas aviônicos da Sagem e Aeroeletrônica, de acordo com o executivo, deve ser feito com o Exército brasileiro, que negocia com a Helibrás um programa de modernização de sua frota de 36 helicópteros Esquilo AS 350. "Estamos em fase final de discussão com o Exército sobre a modernização do painel de instrumentos e dos sistemas de navegação dos helicópteros e eles já demonstraram interesse na instalação de sistemas digitais. Atualmente, o Esquilo AS350 possui painéis de instrumentos analógicos.

Os novos aviônicos que serão desenvolvidos pela Sagem e Aeroeletrônica compreendem um sistema integrado com telas MFD (Multifunction Display), que reúnem informações eletrônicas de navegação. Os componentes das telas serão fornecidos pela Sagem e a Aeroeletrônica entrará com o computador e a montagem das telas no Brasil.

A novo produto será um item opcional a ser instalado pela Helibras para atender a frota de AS350 Esquilo em operação no Brasil, mas também tem potencial para ser exportado. "O painel de instrumentos eletrônico traz um benefício enorme para os operadores de helicópteros, pois além de reduzir custos de manutenção, facilita o trabalho dos pilotos, que passam a concentrar a visão em apenas uma tela, onde estão todas as informações". No sistema analógico, o piloto precisa olhar para vários mostradores.

"Trata-se de um conceito novo, que ainda não é utilizado nos helicópteros da Eurocopter na Europa e será desenvolvido no Brasil". Segundo Mauad, a Aeroeletrônica vai produzir os sistemas aviônicos do Esquilo em sua fábrica de Porto Alegre. A francesa Sagem é controlada pelo grupo Safran, do qual também faz parte a fabricante de motores aeronáuticos Snecma. O grupo Elbit e a Sagem anunciaram, recentemente, a formação de uma joint venture internacional para atuar no setor de sistemas aéreos não-tripulados.

0 comentários:

Postar um comentário

Radar ADS-B localizado em Itajaí-Sc alcance raio de 320 Km

Radar ADS-B ModeSMixer2

METEOROLOGIA