RadarBoxBrasil

Entre em contato com o Rotor Central.

sábado, 20 de agosto de 2011

Equipes da Petrobras e da Marinha buscam helicóptero que desapareceu na Bacia de Campos

Helicóptero que desapareceu na Bacia de Campos é um modelo Augusta AW-139

RIO - Um helicóptero modelo Agusta AW-139, da Senior Táxis Aéreo, que havia decolado da plataforma P-65, no campo de Enchova, na Bacia de Campos, em direção a Macaé, está desaparecido. O helicóptero tinha quatro pessoas a bordo, sendo dois tripulantes e dois petroleiros. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou, por meio de nota, enviada na noite desta sexta-feira, que o helicóptero - de prefixo PR-SEK - declarou emergência Torre de Controle de Macaé e fez um pouso forçado no oceano Atlântico, a aproximadamente 100 km do litoral fluminense, por volta das 17h15m.

Na noite de sexta-feira, outras aeronaves que prestam serviços para a Petrobras e barcos da estatal fizeram uma varredura no mar. Dois helicópteros da Marinha também trabalharam nas buscas. Além do piloto e do co-piloto, estão desaparecidos dois passageiros, funcionários de duas empresas contratadas da Petrobras, Brasitest e Engevix. O Salvaero Curitiba mobilizou duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma, para dar início às buscas. A operação, coordenada pela FAB, conta com apoio de um Navio Patrulha Guajará e um helicóptero Lynx da Marinha do Brasil.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), o piloto manteve um contato por rádio às 16h49m com a torre de comando do aeroporto de Macaé, pedindo autorização para fazer um pouso de emergência. A Petrobras confirmou que a aeronave está desaparecida e acionou o Plano de Emergência da Bacia de Campos.

Uma fonte da empresa BHS que faz voos entre o aeroporto de Macaé e as plataformas de Campos confirmou que dois botes salva-vidas foram localizados no mar. Nos botes salva-vidas não foram encontrados os passageiros. O sindicato informou que esses botes abrem sozinhos com o impacto. A mesma fonte informou que, no contado com o aeroporto, o piloto da aeronave da Sênior falou em perda de pressão hidráulica. Quando isso acontece, as pás podem parar de funcionar.

A empresa Senior, dona do helicóptero desaparecido, informou que somente no sábado vai divulgar uma nota oficial sobre o assunto. O Sindicato dos Petroleiros exigiu a lista dos passageiros e tripulantes que estavam na aeronave.

O desaparecimento da aeronave acontece no exato momento em que a diretoria do Sindipetro-NF formaliza uma série de denúncias sobre irregularidades na ponte aérea do aeroporto de Macaé às plataformas na Bacia de Campos. No domingo, o sindicato publicou nota nos principais jornais de Campos e Macaé alertando a população para o fato.

"O caos aéreo reflete a falta de prioridade com que a Petrobras trata a crescente demanda por voos na região. Desde a primeira metade da década passada, o sindicato defende a construção de um novo aeroporto em Campos, por apontar falhas de projeto no heliporto do Farol de São Thomé e por identificar há anos a urgência de investimentos em maior infraestrutura aeroportuária para suportar o crescimento da produção de petróleo", diz o editorial do último boletim da entidade divulgado essa semana.

O Sindipetro-NF foi informado que na plataforma de Pampo ocorreu um acidente na tarde de quinta-feira, por volta das 16h. Um arco voltaico atingiu o especialista em turbomáquinas, Marcos Luiz Moreira, de 44 anos, funcionário da empresa Turbomeca. Segundo informações, o trabalhador sofreu queimadura de segundo grau no couro cabeludo e foi desembarcado de helicóptero ambulância para um hospital em Macaé.

Marcos é mais uma vitíma do sistema de gestão de segurança da Petrobras. O Sindipetro-NF está acompanhando o caso.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08/19/equipes-da-petrobras-da-marinha-buscam-helicoptero-que-desapareceu-na-bacia-de-campos-925167502.asp#ixzz1VauCsQYR
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

2 comentários:

andrea disse...

Me gusto el articulo informativo actualizado y asi sabemos todo lo que sucede en el mundo aereo.

Rotor Central disse...

Gracias Andrea, lo mejor de nosotros para que nuestros lectores al día con las noticias de la rotativa.

Postar um comentário

FlightFeeder SBNF Navegantes

METEOROLOGIA