RadarBoxBrasil

Entre em contato com o Rotor Central.

sábado, 5 de março de 2011

Helicópteros UTI estarão de plantão durante desfile em Pernambuco.

O helicóptero da Polícia Rodoviárioa Federal (PRF), em parceria com o Samu, estará de plantão neste sábado (5) para realizar resgates de feridos graves durante o desfile do Galo da Madrugada. Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada uma simulação de resgate na Estação Central dos Correios, observada pelo secretário municipal de saúde, Gustavo Couto. Outro helicóptero ficará a postos no Aeroclube. Em 2010, 2 pessoas foram resgatadas pelo helicóptero durante o desfile do bloco.

Na simulação, o helicóptero pousou, a equipe médica imobilizou o "acidentado", colocou o colar cervical para proteger a região do pescoço e o levou para a aeronave. Toda a operação em solo leva de 10 a 15 minutos, pois os procedimentos como colocação do soro ou medicamentos na veia são mais delicados e o helicóptero é muito rápido - da Estação para o Hospital da Restauração, por exemplo, leva-se 5 minutos. Segundo o diretor do Samu da Região Metropolitana do Recife (RMR), Leonardo Gomes, o tempo pode ser mais longo caso a vítima esteja presa em ferragens ou em local de difícil acesso. O helicóptero só é desligado quando a duração estimada de resgate é superior a meia hora.

"Estamos fazendo um cinturão de cuidados para 1,5 milhão de pessoas, tanto para casos leves quanto para salvar vidas, com os helicópteros", disse o secretário de saúde do Recife, Gustavo Couto. A rede municipal - policlínicas e maternidades, por exemplo - estão com efetivos reforçados para o Carnaval. Ele espera, no entanto, que os foliões não precisem usar o serviço e brinquem com tranquilidade. "O ideal é que a pessoa se hidrate constantemente, não se exceda no álcool e não carregue garrafas de vidro para que não haja acidentes", completou.
Também haverá cinco postos avançados do Samu no centro do Recife: Marco Zero, na altura do Armazém 10; Policlínica Centro (avenida 1º de Março); praça Sérgio Loreto; Colégio Porto Carreiro (Rua da Concórdia); e no cruzamento das ruas Matias de Albuquerque e do Sol. Os foliões que sofrerem ferimentos leves devem procurar esses postos para atendimento de primeiros socorros, que contarão com ambulâncias para caso precise transportar o paciente a uma unidade de médio ou grande porte. As equipes serão compostas por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e 8 voluntários assistentes.
As ações da Prefeitura estão integradas ao sistema do Estado. Ao longo da Dantas Barreto, uma das vias pelas quais o Galo irá passar, 30 postos elevados do Corpo de Bombeiros estarão posicionados. Caso alguém passe mal, pode procurar um profissional para ser conduzida a um posto de saúde do Samu ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Governo do Estado.

Fonte: http://jc.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

FlightFeeder SBNF Navegantes

METEOROLOGIA