RadarBoxBrasil

Entre em contato com o Rotor Central.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nota de esclarecimento Go Air “Acidente com Aeronave R-22 PT-HOL em 04/11/2010

Como todos sabem somos parceiro da Go Air, através deste post venho divulgar informações à respeito do acidente ocorrido no dia 04/11/2010 no Campo de Marte.

AOS AMIGOS E PARCEIROS CONECTADOS À GO AIR.

Há mais de um ano, desde que iniciamos este contato direto via o nosso blog, dividimos todas as novidades do setor de helicópteros, dicas de segurança, eventos entre outros assuntos. Fiéis ao nosso compromisso com as doutrinas de segurança, aproveitamos este canal de interação com os nossos pilotos, alunos, seguidores e aviadores de todo o Brasil para dar esclarecimentos sobre o acidente ocorrido na manhã de ontem (04/11) na Pista de Táxi do Campo de Marte e que envolveu o helicóptero R-22 de prefixo PT HOL cinza da Go Air.

O helicóptero estava em uso numa das aulas de instrução da nossa escola, com instrutor e aluno a bordo quando o acidente ocorreu. No momento do acidente, por volta das 8H55, aluno e instrutor se preparavam para pousar após cerca de 40 minutos em aula.

Nós que lidamos com as surpresas dos ares há anos, sabemos que devemos estar sempre atentos e preparados para evitar acidentes, mas sabemos também que os grandes procedimentos de segurança foram criados a partir de acidentes. Deste incidente, extraímos a experiência e o aprendizado para incorporar novos procedimentos às nossas doutrinas de segurança, sempre com vista em preservar a vida dos nossos alunos e instrutores. No episódio de ontem, além do aprendizado, contar com instrutor e aluno ilesos representa uma grande alegria.

Estamos empenhados em oferecer todas as informações e materiais necessários para dar suporte às investigações, que estão sob a responsabilidade do Seripa IV e que já começaram. Acompanharemos todos os detalhes e nos comprometemos a voltar a nos posicionar oficialmente sobre o caso assim que as investigações estiverem concluídas.

A todos vocês, pilotos e alunos que têm nos procurado neste momento para dar apoio, enfatizamos o nosso compromisso com a formação de aviadores focados nas doutrinas de segurança e na prevenção de acidentes, procurando aprender com os erros e acertos de cada operação.

A Manutenção da aeronave PT HOL está em dia com a ANAC.

É importante aproveitar este espaço para esclarecer também que a Go Air – Escola de Aviação Civil para Pilotos de Helicóptero mantém em dia a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) de todas as suas aeronaves. O R-22 PT HOL envolvido no acidente, teve a sua IAM revalidada pelo Centro de Serviços da Robinson na quarta-feira (03/11). Como determina a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Declaração de Inspeção Anual de Manutenção (DIAM) foi enviada para o Departamento de Aeronavegabilidade da ANAC ontem (04/11), cumprindo o que determina a IAC 3108 §18.4 e §18.6, conforme documento descrito abaixo.

Mais uma vez reforçamos o nosso compromisso com a segurança de nossos alunos epilotos, mantendo a manutenção de todas as aeronaves, incluindo o PT HOL, em conformidade com as exigências da ANAC.

0 comentários:

Postar um comentário

FlightFeeder SBNF Navegantes

METEOROLOGIA